Retratos da Leitura no Brasil

Pesquisa de 2016

Realizada em 2015 pelo Instituto Pró-Livro (IPL), com o apoio da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil traz novas perguntas e itens, como a influência da leitura de obras sugeridas pela escola ou lidas por iniciativa própria e indicadores da utilização de bibliotecas, da internet e dos livros digitais. A análise de leituras em diferentes dispositivos também foi ampliada.
Com o intuito de alcançar os indicadores de leitura e delinear o comportamento do leitor brasileiro, o estudo comandado pelo Ibope Inteligência ouviu 5 mil entrevistados, considerando a população de mais de 5 anos de idade, alfabetizada e não alfabetizada, nas cinco regiões brasileiras. Foi divulgado em maio de 2016

Pesquisa de 2012

Pesquisa feita em 2011 pelo Ibope Inteligência para o Instituto Pró-Livro, revela os hábitos de leitura dos brasileiros e fornece informações para o planejamento do mercado e para o fomento de políticas públicas. Dá continuidade aos levantamentos realizados pelo IPL com apoio de suas entidades fundadoras: Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (ABRELIVROS). Foi divulgada em março de 2012.

Pesquisa de 2008

Realizada em 2007 pelo Instituto Pró-Livro com o apoio de suas entidades fundadoras: Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares(ABRELIVROS). Foi executada pelo instituto IBOPE Inteligência sob a coordenação do consultor Galeno Amorim e divulgada em 2008.

Pesquisa de 2001

Realizada em janeiro de 2001, revela os hábitos de leitura dos brasileiros e fornece informações para o planejamento do mercado e para o fomento de políticas públicas. Patrocinada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), pela Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (ABRELIVROS) e pela Associação Brasileira de Celulose e Papel (BRACELPA). Foi executada instituto A. Franceschini Análise de Mercado.

voltar