Em ano de recuperação, Black Friday apoia o mercado livreiro no fechamento positivo de 2017

Dezembro de 2017 – A Black Friday de 2017 para o mercado livreiro apresentou resultados parecidos com a edição de 2016 em termos de volume (dados reportados na tabela abaixo).

BF 2016   BF 2017 Variação
1.490.532 Volume 1.480.963 -0,64%
R$ 43.396.858,35 Faturamento R$ 47.657.036,85 9,82%

Já o faturamento foi superior (9,8%), devido ao crescimento do preço médio ofertado.

Comparando apenas a semana da Black Friday com a média de vendas das quatro semanas anteriores ao evento, houve um incremento em volume de 121% e de 83% em faturamento.

Esse bom desempenho das vendas contribuiu para que o mercado livreiro analisado no 12º período de 2017* apresentasse um crescimento de quase 30% em relação ao período anterior (11T)**, como mostra a tabela a seguir.

Volume Valor
Período 12 x 11 37,50% 28,79%

Na comparação com o mesmo intervalo em 2016, no entanto, a performance geral do 12º período apontou um resultado negativo em volume (-3,10%), e um faturamento de +2,94%.

Mesmo assim, no comparativo 2017 X 2016, o acumulado do ano*** mostra um crescimento de 4,9% em volume e de 6,29% em faturamento, indicando que o mercado livreiro deve fechar no azul em 2017.

Esses são alguns dos dados do 12º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2017, retratados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Confira o estudo na íntegra.

* T. Mercado – Período 12: 2016 (07/11 a 04/12/2016) x 2017 (06/11 a 03/12/2017)
** T. Mercado – Período 11`2017: 09/10 a 05/11/2017
*** T. Mercado – Acumulado WK01 / WK48: 2016 (04/01 a 04/12/2016) x 2017 (02/01 a 03/12/2017)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

voltar