skip to Main Content

Festa Literária de Nova Friburgo estreia dia 14 de outubro; Zuenir Ventura é um dos autores confirmados

Objetivo do evento é valorizar múltiplos encontros através do livro e da leitura, diz organização

 

flinf-logo_alta

Setembro de 2016 – Nova Friburgo se prepara para estrear no circuito nacional de feiras com sua primeira Festa Literária, a FLINF, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de outubro.

A duas horas da capital, a cidade da Região Serrana que serviu de inspiração e aconchego para tantos escritores vai celebrar durante o evento os múltiplos encontros através do livro e da leitura.

Para isso, a curadoria de conteúdo Conectivos, com o apoio da Associação Comercial de Nova Friburgo (ACIANF) e da InterTV, preparou um roteiro que privilegia conversas entre autores e profissionais do meio editorial, de Friburgo e de fora da cidade. A ideia, segundo a organização, é valorizar o fluxo de ideias e a troca de experiências que os debates podem proporcionar.

O evento contará com programações simultâneas no Willisau Center (Cantão dos Autores), na Usina Cultural Energisa (Usina Literária), na Academia Friburguense de Letras, e na Fundação Dom João VI (Fundação da Memória e Outras Histórias).

As atividades – que incluem lançamento de livros, debates, contação de histórias e saraus – foram planejadas especificamente para cada um dos espaços participantes, que trazem um conceito próprio.

Entre os nomes confirmados para as mesas estão os escritores Zuenir Ventura e Tina Correa, que falarão sobre memória e cidade; a jornalista e autora Barbara Pereira e o especialista em economia criativa Thiago Mello, em um debate sobre literatura, território e identidade; e Francisco Gregório Jr., que conversará com a professora Márcia Lobosco sobre ler, ouvir e contar histórias.

Eduardo Coelho, professor de Letras da UFRJ e editor friburguense, discutirá o universo da crônica e a exposição do “eu” com a escritora e jornalista Ana Blue, do jornal A Voz da Serra.

A programação completa será divulgada em breve, com todos os autores que vão marcar presença na festa, além dos temas e horários das apresentação e dos encontros. A agenda prevê atividades de interesse para todas as idades.

De acordo com a produção, a Festa Literária de Nova Friburgo (FLINF) foi pensada em um formato que permitirá a interlocução e, ao mesmo tempo, a construção de novos saberes em torno de um fazer literário possível, com temas pertinentes para a produção e inspiração locais.

Para mais informações, escreva para conectivoscuradoria@gmail.com

Back To Top