RD skip to Main Content

Série histórica ‘10 anos de Pesquisa Fipe’ será apresentada no SNEL dia 24 de agosto; inscreva-se para o evento

Lançamento acontece no dia 24 de agosto de 2016, às 9h30, no auditório da sede do SNEL, Centro do Rio de Janeiro

Convite_Série Histórica_FipeAgosto de 2016 – Divulgada anualmente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro ganhará uma edição especial, que será apresentada no dia 24 de agosto, às 9h30, no auditório do SNEL/RJ.

A pedido das entidades, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP) preparou uma série histórica que analisa o desempenho real do mercado livreiro do Brasil nos últimos dez anos, a partir dos índices levantados pela instituição desde 2006.

Os dados, retirados de estudos anteriores, foram deflacionados pelo IPCA e trazidos a valores de 2015. A apresentação será realizada pela professora Leda Paulani e pela economista Mariana Bueno, da Fipe. O presidente do Sindicato, Marcos da Veiga Pereira, vai comandar a abertura e participará de uma coletiva de imprensa, ao final do evento.
“Trabalho na comissão de pesquisa do SNEL desde 2000, e acompanhei o desenvolvimento deste trabalho, principalmente através do censo de 2009, que permitiu conhecer melhor o tamanho de nosso mercado e criar uma base comparativa sólida”, afirma Pereira.

Para Pereira, é importante que o Brasil, como em outros países, tenha um histórico estatístico sobre o setor livreiro. “Ao conhecer os dados da França, por exemplo, que possui uma série histórica desde 1990, fiquei com muita vontade de consolidar nossas informações”, diz. Uma característica importante deste estudo, segundo ele, é a atualização dos valores pela moeda do último ano. “Trazemos os valores nominais das pesquisas anteriores ao preço de 2015. Assim, podemos analisar o comportamento do mercado de forma real”, explica.

As inscrições para assistir ao lançamento no Rio podem ser feitas, gratuitamente, pelo e-mail snel@snel.org ou por este cadastro.

A série histórica também será apresentada durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 28, a partir das 10h30, no Espaço Ignácio Loyola Brandão, ao lado da diretoria da CBL, no Pavilhão do Anhembi. As especialistas da Fipe irão comentar os resultados na ocasião, que terá a presença de Luís Antonio Torelli, presidente da CBL.

SERVIÇO

Lançamento da pesquisa “10 Anos de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro”
Data: 24/08/2016, das 9h30 às 11h30
Local: Auditório da sede do SNEL – Rua da Ajuda, nº 35, 18º andar, Centro – Rio de Janeiro
Confirme presença pelo e-mail snel@snel.org.br

PROGRAMAÇÃO

9h30 às 10h: Coffee-break

10h às 10h45: Abertura: Marcos da Veiga Pereira
Apresentação: Profª Leda Paulani e Mariana Bueno (Fipe/USP)

10h45 às 11h30h: Coletiva de imprensa

Back To Top