Série histórica: Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro

Divulgada anualmente pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro ganhou uma edição especial, que compilou pela primeira vez os números de uma década de atividade editorial no país.

Em agosto de 2016, a pedido das entidades, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP) preparou uma série histórica que analisou o desempenho real do mercado livreiro do Brasil a partir dos índices levantados pela instituição de 2006 a 2015.

Os dados, retirados de estudos anteriores, foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) e trazidos a valores de 2015.

>> Confira a série histórica de 10 anos: Desempenho real do mercado editorial brasileiro na última década (2006 – 2015) || Tabelas 

Mais recentemente, em maio de 2017, a série histórica ganhou novo capítulo. Com a divulgação de mais uma edição da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro (ano-base 2016), a Fipe atualizou o dossiê, incluindo os dados do último ano e trazendo os números a valores de 2016, corrigidos de acordo com o IPCA. Assim, a série histórica passa a registrar o desempenho real de 11 anos do setor editorial. Veja abaixo.

>> Novo: 11 anos de Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro – Desempenho real do mercado livreiro (2006 – 2016)

voltar